top of page
Buscar
  • Foto do escritorDiocese Nossa Senhora do Bom Sucesso Cruz das Almas

Conheça a Família Missionária da Redenção

A fraternidade de missionárias e missionários consagrado (Ramo Masculino e Ramo Feminino) vivem em comunidade e em família, partilhando o mesmo Ideal no mundo a serviço da Igreja juntamente às famílias e aos jovens que professam os Conselhos Evangélicos: voto de castidade e promessas de obediência e pobreza na secularidade.


A Família Missionária da Redenção nasceu na Diocese de Adria-Rovigo, norte da Itália, no ano 1946, por obra do sacerdote diocesano Achille Corsato. Padre Achille Corsato nasceu a Montemerlo Pádova (Pádua Itália) no dia 14 de fevereiro do ano de 1916.


A Família Missionária da Redenção começou de maneira simples. O padre fundador, Achille

Corsato, desde sempre tinha um sonho: ser missionário “ad Gentes”, quer dizer “além fronteiras”. Como sua saúde não lhe permitiu, passou a trabalhar com toda a força da sua alma pela animação missionária na Diocese. Encontrou a acolhida e disponibilidade de muitas pessoas, sobretudo jovens capazes de se comprometer pela causa missionária por toda a vida.

Às jovens que aceitavam consagrar-se ao Senhor com os Conselhos Evangélicos (castidade, pobreza e obediência) dava as seguintes orientações:

  • Buscar a santidade na vida cotidiana;

  • Viver a consagração a Cristo pela Missão;

  • Comprometer-se com a vida comunitária e partilhar o Carisma com as famílias;

  • Amar a Igreja com espírito de unidade para melhor evangelizar;

  • Servir e animar o ideal missionário na Igreja local em vista da dimensão universal da Missão.



CARISMA

O carisma da Família Missionária da Redenção consiste em:

Contemplar o amor misericordioso do Pai que enviou seu Filho a redimir o mundo. Viver cada dia a graça de serem salvos pelo amor de Cristo Redentor e anunciar com o estilo de vida a alegria de ser pessoa redimida por Cristo Redentor do mundo.

Partilha do carisma

Consciente desde o início, que o dom do Batismo habilita cada cristão à missão. Considerando o valor e a complementariedade entre a vida consagrada e a família, a Família Missionária da Redenção, oferece aos jovens, famílias e leigos a possibilidade de consagrar-se a Cristo Redentor para a missão na consciência que, a radicalidade do Evangelho e a vocação ao amor são solicitadas a todos os cristãos.

Espiritualidade


Uma vida totalmente consagrada a Cristo Redentor e ao seu Evangelho, na busca constante de conformidade a Ele mediante:

· A contemplação de Cristo Crucificado e Ressuscitado.

· Uma intensa vida eucarística:

· Oração pessoal e comunitária:

· A devoção à Virgem Maria Mãe do Redentor



Missões no Brasil


A pedido do Bispo Giovanni Sartori às Missionárias da Redenção veio em missão ao Brasil,

no qual operavam os padres Fidei donum (dom da fé) da Diocese de Adria Rovigo, presentes na Bahia desde o ano de 1973. No dia 14 de Julho de 1988, as irmãs: Carla Bagatin e Maria Letizia Masiero partiram para a Paróquia de Santo Antônio na cidade de Condeúba, Diocese de Caetité, Bahia. Por questões de doença a Irmã Carla voltou a Itália e faleceu em 2005, foi a primeira semente boa caída na terra pela missão.


A presença das Missionárias da Redenção é muito significativa para a Diocese de Rovigo. As primeiras atitudes destas missionárias foram olhar, escutar, desapegar-se dos seus costumes europeus, que as davam segurança, mas criava uma sensação de distância e incompreensão cultural. Duas jovens missionárias, sem experiência, porém com grande amor a Jesus Cristo e aos irmãos por Ele chamado juntos escrevendo os fatos de cada dia com enculturação da mensagem cristã no seio desta Igreja local.


Neste difícil caminho foram sempre sustentadas, acompanhadas e encorajadas por padre Aquiles, que foi para todas um verdadeiro pai, aquele que pensava nelas todos os dias, rezava para elas e aconselhando-as com inteligência e agradecia a Deus por tê-las escolhidas como primícias da Salvação, parecidas como o Cireneu que encontra e ajuda a Jesus no Calvário. Ele falou: "Na cruz a vida, na cruz a força da mente, na cruz a síntese das virtudes e da santidade. Por isso, toma tua cruz e segue a Jesus, então alcançarás a vida. Na minha cruz vocês são sempre as primeiras a serem lembradas; sejam missionárias da esperança."


Projetos


As irmãs desenvolveram as atividades de evangelização na catequese, na pastoral vocacional e na educação das crianças em situação de vulnerabilidade social, sobretudo através do Projeto de Desenvolvimento da Criança (PRODEC). Com o qual estas crianças são assistidas por professoras e funcionárias com a finalidade de melhorar a educação e a sua alimentação.

O mesmo projeto foi estendido para a Paróquia de Santa Rosa de Viterbo na Cidade de Guajeru, também na Bahia.

Outro projeto executado pelas missionárias e o Projeto Esperança do Amanhecer da Vida (EAV) implantada numa comunidade rural. Os frutos desta presença missionária são: a mudança social, relacional, afetiva, moral, intelectual, com influência peculiar na vida religiosa destas crianças e de suas famílias nas atividades pastorais, como ressalta a Irmã Maria Letizia.


Família Missionária da Redenção na Diocese de Cruz das Almas


A partir do dia 08 de abril de 2018 foi aberta a casa da Fraternidade na Paróquia São Bartolomeu, no munícipio de Maragogipe, é composta por 4 irmãs Consagradas: Irmã Helena Niyoyitungira, Irmã Imelde Nitereka, Irmã Josefina Harerimana, Irmã Silvana Nsengiyumva.



Na Paróquia São Bartolomeu foram atribuídas a coordenação das pastorais: Catequese, Juventude, Liturgia, Catecumenato, Coordenação dos Ministros extraordinários da comunhão e da Palavra, e assistência às Comunidades da paróquia.


Catequese

Na catequese, as irmãs colaboram com os catequistas de todas as capelas e através da comunicação e visitas, conseguem saber as necessidades e dificuldades de cada comunidade e fazem encontros presenciais para tirar as dúvidas e ainda realiza formação para conhecer mais a doutrina da Igreja a base do Documento do Catolicismo da Igreja Católica e outros documentos referentes a Catequese.

Liturgia

Nesta pastoral, ajudam a vivenciar os momentos da celebração que identifica o culto a Deus por nós e os tempos fortes que marcaram a Vida de Jesus e o povo de Deus.


Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra

Quando as irmãs chegaram na Paróquia já Ministros, mas ainda faltavam pois tinham muitas capelas nas quais o povo só se reunia quando o padre ia celebrar a Eucaristia, uma vez no mês para rezar o terço mariano ou no tempo do novenário do padroeiro das comunidades.

Vendo isso, as Irmãs pediram a autorização do pároco e em colaboração com o Presidente do CPP convidaram as comunidades a escolher entre os membros uma ou duas pessoas que poderiam ser preparadas para ser Ministro Extraordinário da Palavra e da Comunhão Eucarística.

Através da iniciativa das Irmãs Missionária da Redenção, as comunidades que conseguiram as pessoas para atuarem como Ministro da Palavra e da Eucaristia, atualmente se reúnem dominicalmente pela celebração da palavra e os fiéis recebem a Sagrada Eucaristia.


Catecumenato

Preparam os pais e padrinhos de crianças para o batismo, quase em cada comunidade tem uma pessoa que os prepara e assim facilitam às pessoas não irem longe.


Juventude

Atuam auxiliando os jovens a caminhar na igreja, nas celebrações e diante das dificuldades para reunir a juventude, as irmãs estão estudando a possibilidade de fazer encontros pelos setores.

Assistência de Comunidades

As irmãs são responsáveis por 5 comunidades onde celebram a palavra e distribuí a Sagrada Comunhão. Fazendo acompanhamento a vida da comunidade junto com os seus membros.

27 visualizações0 comentário
bottom of page