top of page
Buscar
  • Foto do escritorOVS Cruz das Almas

Vocação: “Fiz a melhor escolha”, veja testemunho de Eliane Conceição.


Meu nome é Eliane da Conceição Rodrigues, tenho 27 anos, nasci no dia 06 de janeiro na cidade de Cruz das Almas, entretanto, residia na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, zona rural de Aporá.


Sou filha de Leonardo Pires Rodrigues e Vera Lucia da Conceição e tenho 3 irmãos. Venho de uma família simples, cuja atividade é a lavoura, a qual sempre os ajudei. Formei-me em Licenciatura em Pedagogia e trabalhei durante 3 anos como auxiliar de classe. Meus pais sempre foram católicos, embora minha mãe frequentasse também outra seita, porém, depois de algum tempo, movida pela graça de Deus ela deixou esta seita e fortificou sua fé na Igreja Católica e, com a ajuda do nosso pároco, Padre Jurandir (Paróquia São João Batista), iniciamos um caminho de cura e libertação. Em meio a tudo isso iniciou-se o meu período de abertura à vontade de Deus.


Por volta dos 16 anos de idade já manifestava o interesse pela vida religiosa. Era um desejo tímido. Falava sem propriedade, apenas desejava conhecer, mas aos poucos esse desejo de conhecer tornou-se desejo de SER.


Mesmo participando das missas, adorações, encontros, da RCC e grupos de jovens e oficinas de orações nada preenchia minha alma, a qual deseja unir-se inteiramente a Deus. Meu coração queria mais, foi então que, por iluminação divina busquei formar um grupo de oração na minha comunidade natal (Comunidade Santa Dulce dos Pobres) para rezamos o Rosário da Misericórdia e meditarmos a Palavra de Deus nas casas das pessoas, mesmo assim faltava algo.


Deus começou a falar mais forte ainda: “Quero que você seja inteiramente minha, Eliane” E assim, desabrochou em mim uma sede tão grande de amar somente a Deus, de entregar-me inteiramente ao seu Amor. Era tão forte que tive medo. Não era apenas no meu interior que Deus falava, mas através de muitos sinais e pessoas. Queria ter filhos, formar família, educá-los na fé, porque não? Mas família requer entrega, assim como na vida religiosa, e o meu desejo é ser somente de Deus.

Então fui em busca de acompanhamento vocacional. Participei do primeiro encontro com o grupo do SAV (Serviço de Animação Vocacional) de Cachoeira com Padre Dvanildo Ribeiro, encontro este que senti fortemente Deus chamando por mim...Fiquei com medo e quis desistir, mas parecia impossível, era mais forte do que eu. Depois de algum tempo conheci a congregação das Irmãs Médicas de Maria, onde iniciei meu caminho de discernimento. A cada encontro meu coração desejava ser mais de Deus, queria entrar imediatamente, mas ainda sentia falta de algo, desejava mais oração, contemplação e adoração, mas esses anseios não eram supridos naquela Congregação.

Em meio a tudo isso ouvia sempre a voz de Deus que me falava de várias maneiras, até mesmo com o silêncio. Pedi-lhe sinais, mesmo sabendo interiormente o que Ele queria para mim. Fiz uma novena à Santa Teresinha pedindo que se fosse a vontade de Deus que eu entrasse no convento que me respondesse com uma rosa e eis que Ele disse Sim...continuei a pedir-lhe e durante uma tarde de oração dedicada a Maria, onde recitamos mil Ave Marias, organizada pela minha comunidade natal, pedi a Nossa Senhora que se fosse a vontade de Deus que me consagrasse à vida religiosa que usasse de alguém para me entregar uma rosa e eis que Deus respondeu-me não só com uma rosa, mas com algumas palavras: “Pode ir que Eu e minha mãe Maria estaremos lhe esperando, terás espinhos, mas vencerás comigo.” Foi durante a adoração que ouvi novamente a Sua voz que me dizia: “Eliane, quero que sejas santa, quero que seja inteiramente minha”.


Foram muitos os sinais em que Deus se revelou para mim. Tive muitas dificuldades, mas a certeza que Deus me ama e me fez prosseguir. Orei muito e Deus respondia sempre ao meu coração. Pedi que me levasse à congregação que Ele desejava para mim e, eis que Ele me levou às Irmãs Franciscanas Imaculatinas, e quando as conheci tive a certeza que era ali que Deus me chamava a viver inteiramente para Ele e, o que mais me atraiu entre tantas graças foi o fato da Congregação ser semi contemplativa, dedicada não somente aos trabalhos ativos, mas à vida de oração. Hoje sou noviça da Congregação das Irmãs Franciscanas Imaculatinas e sou muito feliz, espinhos nunca faltaram, mas o amor de Deus por mim e o meu por Ele, além de ter irmãs que caminham juntas comigo, me fortalece na certeza de que fiz a melhor escolha.


Hoje posso resumir minha vocação em duas palavras: gratidão e alegria. Gratidão a Deus por me chamar e alegria de poder corresponder a este imenso amor.

Eliane da Conceição Rodrigues

Noviça das Irmãs Franciscanas Imaculatinas

Salvador – Ba Tel.: 71-992397114

Facebook: irmãs franciscanas imaculatinas

144 visualizações0 comentário
bottom of page