top of page
Buscar
  • Foto do escritorOVS Cruz das Almas

Seminaristas recebem formação sobre Pastoral Familiar

Os seminaristas da Diocese de Cruz das Almas participaram de 4 a 9 de janeiro do Curso Pastoral de férias. A formação aconteceu no Santuário de Frei Galvão, em Belém da Cachoeira, e foi ministrado pelo Instituto da Família e Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar, recém instalado na Diocese.



Durante o Curso, foram apresentados temas ligados à pessoa, ao matrimônio, à família e a organização da Pastoral Familiar, em vista da evangelização das famílias e das comunidades e da vivência de valores humanos e cristãos em família e em sociedade.


Segundo Dom Antonio Tourinho, a Pastoral Familiar foi eleita como ponto de partida para inauguração do projeto que visa preparar os futuros padres no campo da Pastoral.


“A cada ano, uma pastoral será aprofundada pelos seminaristas no Curso de Férias. Penso que é importante que a Diocese complemente o estudo acadêmico dos seminaristas com os aspectos pastorais que não estão inclusos na sala de aula”, disse.

O seminarista Henrique Souza destacou que a formação foi de grande importância especialmente pelos aspectos humanos que são apresentados pelo INAPAF (Instituto Nacional da Família e Pastoral Familiar).


"Nós que estamos no caminho rumo ao sacerdócio, faz-se necessário essa formação justamente porque boa parte de nosso futuro ministério sacerdotal será no atendimento às famílias em suas diversas realidades", disse.



O Cônego Hélio Vilas-Boas, assistente eclesiástico da Pastoral Familiar na Diocese, ressaltou que após a definição da realização do Curso Pastoral de férias para os seminaristas foi importante a decisão do aprofundamento da Pastoral Familiar.


"Após a participação de 5 representantes da Diocese na formação do INAPAF no Regional Nordeste 3, o grupo saiu de lá comprometido em implantar o núcleo de formação e espiritualidade em nossa Diocese. Essa formação aos seminaristas e um diácono transitório favorece o aprofundamento do conhecimento das Pastoral Familiar oportunizando melhor implantação das ações desta importante pastoral para melhor atender as famílias", disse.

O encontro foi encerrado na manhã do sábado com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Antônio Tourinho.



0 visualização0 comentário
bottom of page