top of page
Buscar
  • Foto do escritorOVS Cruz das Almas

Seminarista Adeilson Pugas é ordenado Diácono Transitório

O seminarista Adeilson dos Santos Pugas foi ordenado Diácono transitório no último sábado (06). A Missa de Ordenação Diaconal presidida por Dom Antonio Tourinho Neto aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira e, reuniu padres e diáconos permanentes, irmandades, religiosos, seminaristas, familiares e fieis. A solenidade foi transmitida na íntegra pelo Canal da Diocese no YouTube.



Após a proclamação do Evangelho, o eleito foi apresentado ao Bispo, pelo Pároco de Cachoeira, Pe. Hélio Vilas-Boas, como digno de receber o sacramento da Ordem no grau de Diácono.


Na homilia, Dom Antonio Tourinho destacou os três anos da criação da Diocese de Cruz das Almas e agradeceu a Deus por todas as graças concebidas, especialmente, pela ordenação de novos ministros. "Nossa Diocese acaba de completar três anos de erigida, pelo Papa Francisco, e estamos aqui, hoje, para ordenar esse diácono e, em abril, um sacerdote, tudo é benção, tudo é graça, tudo é misericórdia", disse.


Refletindo a Liturgia da Palavra, Dom Tourinho observou que, providencialmente, as leituras do dia apresentaram importantes características do diácono, afirmando ser aquele que oferece sua própria vida como sacrifício; que é fiel às promessas feitas no dia da ordenação; aquele que zela da Palavra de Deus e que age com misericórdia pelo serviço da caridade.


Terminada a homilia, Adeilson expressou seu propósito de consagração a Deus e de servir ao povo e, solenemente, fez o juramento de fidelidade à Igreja, ao Bispo e a seus sucessores. Em seguida, enquanto o clero e a comunidade entoavam a Ladainha de todos os Santos, o ordenando ficou prostrado em sinal de resignação e entrega de vida a Deus.


Logo após, o bispo impôs as mãos sobre a cabeça de Adeilson e proferiu, em seguida, a prece de ordenação, conferindo-lhe o primeiro grau do Sacramento da Ordem, consagrando-o Diácono transitório. Seus familiares entregaram-lhe as vestes, impostas pelo padre Luiz Arthur, que foi seu formador. Na sequência, Dom Antonio Tourinho concluiu o rito entregando-lhe o livro dos Evangelhos.


AGRADECIMENTO


Ao final da celebração, o neo-Diácono Adeilson Pugas agradeceu a Dom Antonio Tourinho e a Igreja Particular de Cruz das Almas; aos padres Hélio, Luiz Arthur e todo clero; a seus pais e demais familiares; a todos os fiéis dizimistas e colaboradores da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) e a todos que contribuíram em sua vocação. Com a música Ave Maria, cantada pelo Coral do Orago, o Diácano encerrou seus agradecimentos, manifestando toda sua gratidão ao amor filial de Nossa Senhora do Rosário. Em seguida foi acolhido por todos os diáconos presentes.


Antes de despedir a assembleia, Dom Antonio Tourinho Neto convidou os pais do Diácono para uma bênção e um agradecimento especial, por oferecer seu único filho à Santa Igreja.


Veja mais fotos aqui

7 visualizações0 comentário
bottom of page