top of page
Buscar
  • Foto do escritorOVS Cruz das Almas

Padre Dicarlos é o primeiro sacerdote ordenado na Diocese de Cruz das Almas

Atualizado: Abr 16

A caminhada vocacional do Diácono Dicarlos Monteiro concretizou-se neste sábado da Oitava da Páscoa (10), na Solene Celebração Eucarística realizada na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Pela imposição das mãos e Oração Consacratória de Dom Antonio Tourinho Neto, Dicarlos foi ordenado padre, assumindo o lema “Todo teu Senhor. Até o fim”. O neo-sacerdote é o primeiro presbítero ordenado na Diocese de Cruz das Almas.

A Celebração, restrita, contou com a presença de padres, diáconos, religiosos, autoridades políticas, amigos e familiares do novo padre, seguindo todos os protocolos de prevenção à disseminação do coronavírus. Durante a Santa Missa de ordenação, Dicarlos viveu junto com seus familiares e a comunidade presente momentos de intensa emoção. Após a Proclamação do Evangelho deu-se início ao rito de ordenação. O candidato foi chamado pelo nome e apresentado pelo Padre Antonio Rebouças, Vigário Geral da Diocese, como digno de receber o segundo grau do sacramento da ordem.


Em seguida professou seus compromissos, prostrou-se, foi ungido por Dom Antonio Tourinho, recebeu as vestes sacerdotais dos seus pais e foi revestido pela túnica e estola sacerdotal pelos padres João Carlos, Rogério Marcos e Josevaldo Carvalho. Os padres presentes receberam com alegria o novo irmão, abençoando-o pela imposição das mãos e acolhendo-o com um gesto fraterno.


Depois de ordenado, o Pe. Dicarlos tomou seu lugar ao lado de Dom Antonio Tourinho e dos demais padres no altar, participando do momento da consagração do pão e vinho. Na hora da comunhão, os pais e familiares foram os primeiros a comungar com o neo-presbítero. Ao final da Celebração, o Pe. Raimundo Mário fez um discurso de acolhida em nome do clero diocesano.


Emocionado, o Padre Dicarlos fez os seus agradecimentos, recordando os desafios enfrentados em sua caminhada vocacional. Homenageou o Bispo Diocesano, familiares, amigos, religiosas e sacerdotes que o acompanharam ao longo de sua vida, incentivando-o a perseverar em sua vocação.



Dom Antonio Tourinho fez um agradecimento especial aos pais do Pe. Dicarlos, lhes ofereceu um cartão e uma lembrança e pediu que sejam intercessores do ministério sacerdotal do seu filho, rezando todos os dias o Santo Terço. Após a benção final, o novo sacerdote recebeu o cumprimento da comunidade presente.



A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da Diocese, no Youtube e pela Rádio Excelsior Recôncavo. O conteúdo está disponível através deste link.


Trajetória Vocacional


Natural de Pão de Açúcar, em Alagoas, Pe. Dicarlos Monteiro da Silva nasceu em 16 de agosto de 1980, é filho de Domício dos Santos e de Maria Aparecida Monteiro dos Santos. Residiu desde a infância em Piracicaba - SP. Foi catequizado na Paróquia São Judas Tadeu, em Piracicaba, tendo como Pároco o Pe. Paulo Haenraets e vigário paroquial Pe. Luiz de Castro (In memória).


Sua caminhada vocacional teve início em Jaú, interior de São Paulo. Entrou na Ordem Premostratense, onde realizou os estudos filosóficos. Em Lauro de Freitas-BA vivenciou os trabalhos pastorais junto às Irmãs da Família Missionária da Redenção. Na ocasião, deu continuidade aos estudos teológicos na Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Em 2018 foi admitido para um período de experiência na Diocese de Cruz das Almas, onde foi incardinado. Realizou estágio pastoral na Paróquia do Senhor Deus Menino e na Paróquia Catedral. Sua ordenação diaconal aconteceu em 19 de outubro de 2019. No dia 7 de março de 2021 foi apresentado na Paróquia São José, onde exercerá seu ministério como vigário paroquial. Hoje, 10 de abril de 2021, recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem, configurando-se o primeiro presbítero ordenado na Diocese de Cruz das Almas.



Veja mais fotos aqui

6 visualizações0 comentário
bottom of page