top of page
Design sem nome.png

A Escola de Fé e Cidadania  é um espaço formativo que visa despertar lideranças cristãs da Diocese de Cruz das Almas para que,  à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, possam intervir nas questões que afligem a sociedade, especialmente, em defesa dos mais vulneráveis. O período de inscrições será até o dia 10 de abril de 2025. 

As aulas acontecerão sempre no terceiro final de semana de cada mês, no CTL D. Hélder Câmara em Acupe - Santo Amaro (sábado e domingo). Aula inaugural em 26 de abril de 2025.

Você deverá preencher este formulário e encaminhá-lo. Faça sua inscrição e aguarde, pois a Equipe de Coordenação entrará em contato com você.

Quem Somos

A Escola de Fé e Cidadania de Cruz das Almas é uma instituição que visa promover a formação integral de seus alunos, unindo aspectos educacionais, éticos e espirituais, com um enfoque na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e solidária. A escola busca desenvolver a consciência crítica e a responsabilidade social entre os estudantes. Através de atividades, aulas, seminários, cursos, rodas de conversa, que integram a fé e a cidadania, a instituição se empenha em preparar os participantes para serem cidadãos ativos e comprometidos com o bem-estar da comunidade, aluz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

SAIBA MAIS ABAIXO
WhatsApp Image 2024-02-17 at 15.51.02 (5).jpeg

Diocese Cruz das Almas

Escola de Fé e Cidadania

 

Quem somos nós...

A Escola de Fé e Cidadania de Cruz das Almas é uma instituição que visa promover a formação integral de seus alunos, unindo aspectos educacionais, éticos e espirituais, com um enfoque na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e solidária. A escola busca desenvolver a consciência crítica e a responsabilidade social entre os estudantes. Através de atividades, aulas, seminários, cursos, rodas de conversa, que integram a fé e a cidadania, a instituição se empenha em preparar os participantes para serem cidadãos ativos e comprometidos com o bem-estar da comunidade, aluz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

Neste período, já foram formados pela EFC, entre os anos de 2019 e 2024, 200 cursistas participantes de todo território das 19 Paróquias da Diocese, que estão inseridos em 10 municípios. A saber: Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Feliz, Sapeaçu e Saubara.

 

Objetivo Geral

Despertar lideranças cristãs da Diocese de Cruz das Almas para que, à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, possam intervir nas questões que afligem a sociedade, especialmente, em defesa dos mais vulneráveis, na perspectiva do engajamento nas pastorais sociais visando a defesa do bem viver.

  • Os objetivos específicos, metas e ações da Escola de Fé e Cidadania de Cruz das Almas podem ser descritos da seguinte forma:

 

Objetivos Específicos

1. Formação Integral: Promover o desenvolvimento integral dos cursistas, unindo aspectos políticos, éticos e espirituais.

2. Consciência Cristã: Fomentar a capacidade de análise e reflexão crítica sobre a realidade social e política, bem com estimular a participação social e pastoral.

3. Responsabilidade Social: Incentivar a participação ativa dos alunos na comunidade, promovendo valores de solidariedade, cidadania e justiça ambiental.

Metas:

1. Educação de Qualidade: Garantir que todos os cursistas tenham acesso a um processo de educação na fé capaz de cultivar uma vivência mais profunda com o sagrado e com a comunidade de crentes, bem como respeite suas individualidades e potencialidades.

2. Engajamento Comunitário: Aumentar a participação dos cursistas em projetos sociais, ações de controle social, pastorais sociais e ações missionárias e comunitárias.

3. Desenvolvimento da Espiritualidade: Promover uma formação que reforcem valores éticos e morais, como respeito, empatia, justiça social, ambiental e que promova uma Espiritualidade Libertadora, pois “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou...” Gl - 5,1.

 

Ações

1.Programas Educacionais: Implementar uma proposta curricular que integrem a Doutrina Social da Igreja, educação formal com ensinamentos sobre cidadania e fé.

2. Atividades Pastorais: estimular os cursistas a realizarem momentos de estudos, oficinas, palestras e eventos, que estimulem a aprendizagem dos módulos estudados, para que tornem-se protagonistas do processo de ensino e aprendizagem e multiplicadores das experiências vividas na escola de Fé de Cidadania.

3. Projetos, Participação e Voluntariado: criar oportunidades para que os cursistas se envolvam em ações de voluntariado, conselhos de controles socias, contribuindo para a melhoria da comunidade local.

Esses elementos juntos visam criar um ambiente educacional e formativo que não apenas ensina, mas também forma cidadãos conscientes e comprometidos com a transformação social a partir da prática do Evangelho.

 

Visão:

A Escola de Fé e Cidadania de Cruz das Almas almeja ser uma referência em educação na fé, reconhecida por sua capacidade de formar cidadãos éticos e comprometidos com a transformação social, com a participação comunitária, envolvidos nas causas em defesa da ecologia integral, iluminados pelo Evangelho de Jesus. A instituição busca criar um ambiente onde a fé e a cidadania se entrelaçam, promovendo uma sociedade mais justa e solidária.
Missão:

A missão da Escola de Fé e Cidadania é proporcionar um processo de educação na fé inserida na vida dos cursistas que integre conhecimentos sobre fé e participação cidadã e desenvolver valores éticos e princípios espirituais para atuar na Igreja e na sociedade e na defesa intrínseca do Meio Ambiente. A escola está pautada nos princípios das encíclicas do Papa Francisco (alegria do Evangelho, Laudato Si, Fratelli Tutti), referenciada na ensinamentos da Sagrada Escritura, no Concílio Vaticano II e suas Constituições.

 

O Que estudamos

PROGRAMA PEDAGÓGICO                                                                                        

Carga horária. 120 horas distribuídas em 8 módulos.

1º Módulo: 26 e 27 de abril -Bíblia, Teologia da Revelação, Espiritualidade Fé e Cidadania

Assessores: Pe. Tota, Professor Genivaldo, Pedro Melo

Ementa: Introdução a Bíblia, Bíblia na História da Salvação, Estudo da Teologia da Revelação, Conceito de Fé, Política e Cidadania. Relação entre Fé e Cidadania, mística e espiritualidade.

2º Módulo: 17 e 18 de maio – Profetas e Profetizas, Movimentos proféticos e Pastorais Sociais.

Assessor: Willian Tavares (Irmã Neucelina)

Ementa: O fenômeno profético na Sagrada Escritura, o que é profetismo, papel dos profetas e profetizas, como surgiram e quais são os movimentos e pastorais sociais?

3° Módulo: 14 e 15 de junho - Jesus, o Reino e a Política

Assessor: Pe. Tota

Ementa: As atitudes de Jesus Cristo Frente à Sociedade em que viveu. O Projeto de Jesus Cristo de Construção do Reino de Deus. Fundamentos Bíblicos das Ações Políticas da Igreja. Teologia da Revelação.

4º Módulo: 19 e 20 de julho – Fraternidade e Ecologia Integral: Crises ambientais e as mudanças climáticas. Texto Base da Campanha da Fraternidade, CNBB, 2025; Laudato Si cap. I e Laudate Deum, DSI.

Assessora: Professora Geórgia

Ementa: O Sonho de Deus para a humanidade na visão bíblica. A conversão integral e ecológica na DSI. A vida no planeta: ações construtivas e destrutivas; crises climáticas e realidade dos biomas brasileiros. Alternativas de superação da crise socioambiental.

5º Módulo: 16 e 17 de agosto – Laudato SI: Economia Solidária, Economia de Francisco e Clara - Fratelli Tutti.

Assessoria: Maria Crisleide.

Ementa: Refletir sobre novas formas de realizar a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação. A Economia Solidária compreendida em seu aspecto econômico e cultural mudança de paradigma da competição para o da cooperação, inteligência coletiva, livre e partilhada, estudo da Fratelli Tutti, Economia de Francisco e Clara, Pacto Global pela Educação.

6° Módulo: 20 e 21 de setembro – Concílio Vaticano II e suas quatro Constituições principais Constituições.

Assessor: Diácono Renato Santa Rita.

Ementa: Contextualização do Concilio Vaticano II, Bispos conciliares, Bispos brasileiros presentes, Fundamentos básicos das quatro Constituições, Igreja pós concilio, avanços e recuos.

Atividade Pastoral: 17 a 19 de outubro – Participação nas Santas Missões Diocesanas: Peregrinos de Esperança.

 

7º Módulo: 15 e 16 de novembro – Atos dos Apóstolos e a força da Comunidade: Participação: formação de lideranças.

Assessoria: Sulemi Coaxi e Pedro Melo

Ementa: A Igreja Primitiva, A ação do Espirito Santo, conversão de Saulo, Atos de Pedro e Paulo, As Mulheres no Livros dos Atos dos Apóstolo, perseguição e martírio na Igreja Nascente, as Viagens de Paulo. Tipos de lideranças, diferença entre coordenador e líder.

8º Módulo: 13 e 14 de dezembro - Direitos Humanos, Ética e Pacto Global pela Educação

Assessoria: Professora Sandra Nívea e Mario Jorge.

Ementa: Fundamentos dos Direitos Humanos. Perspectivas das lutas pelos Direitos. Conjuntura dos Direitos Humanos no Brasil. Conquistas e garantias dos Direitos. A ética e seus horizontes. Atitudes éticas. O que é pacto Educativo Global, a luta do Papa Francisco para implementá-lo, os sete compromissos do pacto educativo global.

 

Nossos Formadores/Assessores:

  • Pe. Antonio Carlos Lucas da trindade

  • Pedro Cerqueira Melo

  • Marineusa Pires

  • Maria Crisleide

  • Sulemi Coaxi

  • Joanice Coelho

  • Professora Sandra Nívia (UEFS)

  • Professora Deórgia Souza (UEFS)

  • Antonio Reis de Jesus Oliveira

  • Diácono Renato Santa Rita

  • Hildete Emanuele (ASA/SJDH)

  • William Tavares Justa

  • Mário Jorge

  • Irmã Ana Maria Peixoto

  • Prof. Elói Barreto (UEFS)

  • Gerinaldo Lima (Cáritas NE III)

 

Principais parceiros

Cáritas Diocesana

Diocese de Mântova - Itália

CTL - Centro de Treinamentos de Líderes Dom Hélder Câmara

Obras de Maria

 

Equipe de Coordenação

Dom Antonio Tourinho Neto

Joanice Coelho

Pedro Cerqueira Melo

Sulemi das Neves Coaxi

                                                                                         

Assessor Eclesial

Pe. Antonio Carlos Lucas da Trindade – Pe. Tota

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco

© 2025 por Diocese de Cruz das Almas - Pascom Dicesena

bottom of page