Paulo José da Silva Santos
3º ano de Teologia (Configuração)
Filiação
Paulo Conceição dos Santos (Falecido) e
Maria das Graças Fonseca da Silva
Paróquia
Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso
Cruz das Almas
Data de nascimento
29 de maio de 1994
Testemunho Vocacional
O desejo de ser padre surgiu quando estava no grupo de coroinha e com o passar do tempo esse chamado foi ficando forte dentro mim, o desejo de estar mais próximo do altar. desde cedo minha mãe leva eu e meus irmãos para missa das crianças e uma das missa eu vir o coroinha servindo ao altar nem sabia o que era na época e pedi para minha mãe para eu pode ser igual aquele menino, e ela foi falar com Monsenhor Neiva, para eu pode ser coroinha com passar do tempo eu queria ser sacerdote, mas temeroso e indeciso e as pessoais ia me perguntava se eu ia ser padre eu não sabia o que disse apenas falava só Deus sabe. Eles viam algo em mim que eu não conseguia ver. Uma vez a irmã Maria perguntou me como estava minha vocação, e me deu um conselho sábio que levo comigo até hoje. que eu devia cuidar da minha vocação como uma plantinha a ser cuidada que eu devia adubar e regar todos os dias e que esse adubo seria e oração e confiar nos desígnios de Deus.
Na minha vida vocacional eu sempre tive pessoas que contribuíram diretamente e indiretamente na minha caminhada através da oração ou a ter mesmo de uma palavra nos momentos de dúvida, e aos padres amigos que incentivaram minha caminhada através do seu testemunho de vida de doação e amor ao serviço do reino de Deus para sua edificação.
Comecei com os encontros vocacionais no clube cura D´ars na arquidiocese de São Salvador no ano de 2012 por intermédio de Pe. Dvanildo que era seminarista me apresentou e incentivou a participar dos encontros, sempre quando chegava sentia algo diferente, uma sensação de paz, como ali fosse meu lugar e ao mesmo tempo de inquietude dentro de mim, mas me perguntava se realmente estava preparado para aquele passo rumo ao sacerdote. tenho em mente um exemplo claro de sacerdote que se doou incansavelmente de corpo e alma que tinha uma intimidade com Deus que me impressionava e mostrava o Cristo em seu sermão e atitude, monsenhor Neiva um testemunho vivo que me ajudou a seguir na caminhada vocacional. em 2016 ingressei no seminário São João Maria Vianney, e em 2021 ingressei no seminário Maria Mater Ecclesiae para os estudos teológicos e ao longo desses anos foi se confirmado e renovando o desejo de ser padre, me deixado ser configurado a Cristo Sacerdote permanecendo Nele mediante a oração.