Rafael Carlos Lima Silva dos Santos
1º ano de Teologia (Configuração)
Filiação
Manoel Soares dos Santos e
Claudia Aparecida Lima da Silva
Paróquia
Nossa Senhora do Rosário
Santo Amaro
Data de nascimento
02 de janeiro de 1999
Testemunho Vocacional
"Sou natural da cidade de Santo Amaro, da paróquia Nossa Senhora do Rosário e sou seminarista da Diocese de Cruz das Almas; estou na primeira etapa da Configuração, estudos teológicos. Meu despertar para vocação está intimamente ligado com meu processo de conversão. Após a 1ª Eucaristia, acabei me afastando da Igreja e de Deus. Convidado por um amigo a participar da missa solene de Nossa Senhora da Purificação, tive minha primeira experiência com Cristo após esse afastamento, pelas mãos de Nossa Senhora. Durante a homilia de Dom Murilo Kriegger, Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador, fiquei fascinado pelo modo com o qual falava do amor que Nossa Senhora tem por seus filhos conduzindo-os ao seu amado Filho Jesus. Após essa experiência, senti um chamado muito forte para ir à missa de Páscoa. E a partir dali comecei a participar de todas as missas dominicais seguintes.
No mês de julho finalmente decidi me confessar com o padre, pois queria abraçar novamente a fé e a Igreja. Nessa confissão, consegui enxergar através de Pe. Kleber Santana, meu pároco, a misericórdia de Deus. Com a ajuda dele comecei a trabalhar nas pastorais e fui me envolvendo cada vez mais com a Igreja. Porém, por mais entrega naquelas atividades não encontrava plena satisfação, sentia que devia me doar mais. Então comecei a observar as figuras de meu pároco, Pe. Kleber e de Pe. Raimundo Mário, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação. Passei a admirar o papel deles nas celebrações, nos cuidados com os paroquianos e no amor que eles tinham em fazê-lo.
Então comecei a me questionar se o chamado de Deus para que eu voltasse à sua presença não significava algo a mais. Com a ajuda de Pe. Raimundo Mário comecei o meu processo de discernimento vocacional e após a conversa com ele começou a ficar mais claro que Deus poderia estar me chamando ao sacerdócio."